quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Psicologia Forense vs. Psicologia Criminal


A psicologia forense ou judiciária é um campo da psicologia que consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos em direito.
Assim, a psicologia forense envolve todos os casos psicológicos que são levados a tribunal.
Por outras palavras, esta ciência (tal como a psiquiatria forense) nasceu da necessidade de legislação apropriada para os casos dos indivíduos considerados doentes mentais, apesar de terem cometido actos criminosos.


Por outro lado, a psicologia criminal é o ramo da psicologia que se dedica ao estudo do comportamento criminoso, de modo a descobrir a história pessoal do indivíduo criminoso e todo o conjunto de processos psicológicos que o conduziram à criminalidade.

Como esta ciência se dedica ao estudo do comportamento criminoso, necessita de realizar uma análise sistemática dos principais tipos de personalidade humana ("a estrutura mais ou menos estável e duradoura duma pessoa") que têm maior tendência para o crime, bem como dos motivos que a estimulam à acção. É necessário descobrir o motivo que orientou o criminoso e compreender o sentido desse acto para, posteriormente, decidirem a pena a aplicar.

1 comentário:

  1. Bem interessante. eu estou fazendo o curso Técnico em Necropsia e tenho uma pergunta: Se um sujeito possui um histórico de maus tratos na infância e tem o prazer de ver as coisas ou pessoas explodindo, é considerado psicopata na qual se encaixaria na "Tríade Sombria"?

    ResponderEliminar