quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Balística Forense

A Balística Forense tem como fim o estudo do movimento de corpos lançados e a análise do impacto de balas.  O seu estudo poderá auxiliar na identificação de uma arma, a distância e a direcção do tiro, descobrir o local de onde a arma foi disparada e eventualmente o atirador e, assim sendo, a resolução de crimes.

Algumas formas de estudo:
- As armas, geralmente, deixam nas balas, as chamadas estrias, sendo estas como uma impressão digital da arma. Estudando as estrias e comparando-as, pode se chegar à arma utilizada e consequentemente ao criminoso.
- No caso de a arma ter sido deixada no local do crime, poderá haver impressões digitais do criminoso, podendo assim, determinar-se o autor do crime.
- Através de testes químicos da pólvora existente no local do crime, ou até na arma. Poderão determinar a data do disparo, no entanto, estes testes não são precisos, devido a alterações a que a pólvora possa ter estado sujeita.
- Observação da forma como foi disparada a arma, a posição desta e o sítio onde a bala perfurou, podem distinguir entre um homicídio e um suicídio.
- A direcção e a distância do tiro também podem ser analisadas, através dos orifícios de entrada/saída do projéctil.
São estas, algumas das formas que possibilitam o desenrolar de uma investigação.




 Isabel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário